Por que usar tecidos ecológicos?

20131211-053241.jpg

touca orgânica da Green is Great

Nosso cotidiano está “contaminado” de produtos químicos: o ar que respiramos, os alimentos, água, cosméticos… Há toxinas da cabeça aos pés, no ambiente em que vivemos. Quanto mais conseguirmos reduzir o uso desses químicos, optando por produtos mais naturais, alimentos orgânicos, mais saúde poderemos ter.

Escolhendo o enxoval orgânico para os bebês, proporcionamos aos pequenos um ambiente mais natural, sem componentes químicos que podem causar alergias. Pelo efeito cumulativo dessas toxinas, há até possibilidade de desenvolvimento de algumas doenças ao longos dos anos. É uma forma de cercar de carinho e segurança essas crianças.

20131211-053359.jpg20131211-053255.jpg

O processo de produção do algodão orgânico respeita o meio-ambiente em todas as etapas, desde a plantação até a fabricação do tecido. Na plantação não se usa adubos nem fertilizantes químicos tóxicos e a água é usada racionalmente (sem desperdício). Na fabricação do fio e do tecido há o cuidado com resíduos e a água também. Os trabalhadores em todo o processo têm seus direitos respeitados, sob o acordo do “Comércio Justo” (não há trabalho escravo, nem infantil e as condições de trabalho não podem ser ruins para os trabalhadores). E apoiando o comércio de produtos sem agrotóxicos, estamos colaborando com um processo que prioriza a saúde em toda a cadeia produtiva, como já comentamos anteriormente no blog.

20131211-053307.jpg

saco de dormir de tecido reciclado

Tecidos reciclados – Além do algodão orgânico, há tecidos feitos de fio proveniente da reciclagem, como os famosos “feitos de garrafa PET”. São ecológicos por (1) diminuírem a pressão sobre a matéria-prima original (algodão, petróleo, bambu, etc), já que reaproveita material já fabricado, e (2) reduzirem a quantidade de lixo existente, ou seja, em vez de amontoar no lixo, as garrafas, os restos de tecidos e outros materiais, são recicladas e viram tecido novamente. No caso dos tecidos a partir da reciclagem de outros tecidos, a produção não tem consumo (ou muito pouco) de água, é livre de tingimento, não produz resíduos tóxicos e reduz o volume de lixo no ambiente – nesse processo, o tecido original é selecionado, limpo e desfeito e reaproveitado.

Aproveite para concorrer a um conjunto de babeiro e protetor de punho de material orgânico para manter o ambiente natural na hora da papinha. Inscrições até 22/12.

Post feito em colaboração da bióloga Beatriz Kats, fundadora da Green is Great

Advertisements

One thought on “Por que usar tecidos ecológicos?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s