Rotina

relógio de Vinil - por Rodrigo Terra / flickr
Nos primeiros dias de horário de verão, estou perdida e atrasada! Aos poucos, tento voltar à rotina da Dora. Espero que ainda esta semana a gente fique em paz com o relógio.

Eu achava estranho os pais que se apegavam muito a essa palavra, rotina. Achava exagero. A Dora passou alguns meses sem fazer longas sonecas, mesmo tendo uma certa rotina de atividades (dormia a noite toda na época). Hoje vejo a rotina como sinônimo de disciplina, organização e espaço, liberdade.

Acompanhem nossa rotina dos 2 anos e 4 meses da Dora até poucos dias:

Dorme na cama dela, vem para a cama do casal no meio da noite – talvez 4h ou 5h da manhã. Por volta das 6h mama (amanhecendo) e volta a dormir. Ao acordar, umas 8h, mama de novo, com preguicinha.

Depois que tomamos um café da manhã reforçado (ela come sozinha enquanto eu preparo meu suco), passeamos. Geralmente, vamos a um parque com pracinha. Ela toma água, se der fome no caminho (ou na volta), come castanhas e passas. Atualmente, ama castanha de caju. Compramos orgânica sem sal. Por volta das 11h pede pra mamar um pouco, nem sempre.

Entre 11h30 e 12h30, almoça. Quanto mais cedo, melhor come.

Logo que acorda ou esperando o almoço, fica animada para atividades artísticas, pintar, modelar, desenhar. Sempre é hora de escutar música e dançar ou ler livros.

A partir das 13h30, mama (leitinho materno de sobremesa) e dorme.

Normalmente dorme 50 minutos a 1h e pede pra mamar. Segue dormindo no colo mais 30-90 minutos de sono leve. Boa hora pra sentar na frente do computador e trabalhar um pouco. Às vezes faz uma soneca de 2h direto, geralmente pede pra mamar ao acordar quando é assim. Também faz soneca passeando de carrinho – pelo mesmo tempo (às vezes direto, outras vem pro colo e dorme mais, ou um pouco de mamá e cama). Quanto mais cedo faz a soneca, mais rende o dia – se gastar bastante energia de manhã, fica mais fácil.

O lanche da tarde costuma ser por volta das 15h30, depende um pouco da hora do sono.

Às vezes dá tempo de ir de novo pra pracinha à tarde também. Num dia ideal, seria assim. Geralmente saímos pela manhã e pela tarde.

O banho pode ser na volta da pracinha ou no fim do dia. Se atrasamos muito, é depois da janta, o que evitamos, para não dormir de cabelo molhado.

Janta cedo, a partir das 18h. Às vezes depois das 20h. Pelo menos uma vez por semana, até mais cedo, umas 17h30.

Dorme entre 20h30 e 21h30 idealmente. Nos dias mais agitados ou fora da rotina, pega no sono só perto das 22h. Lemos uma história (ou até cinco ou várias vezes) pra ela dormir. O papai adora assistir um desenho de 5 a 10 minutos antes de dormir – como ela chora pedindo mais ou chama a mamãe pra ler história, são raras essas noites. Não mama mais para dormir à noite, mas muitas vezes pede pra mamar antes de escovar os dentes.

Quando seguimos essa rotina, tudo flui, até sobra mais tempo pra gente. Difícil ter birra. Não fazendo a soneca ou mesmo com soneca menor que o habitual (menos de 1h ou depois de dias consecutivos dormindo pouco), já teve terror noturno, um pesadelo para os pais. Dormindo bem durante o dia, dorme bem à noite.

Ah, o relógio no meu pulso sempre ajuda. Quanto mais cedo forem as refeições, melhor se alimenta. E quanto mais cedo fizer a soneca da tarde (brincar na pracinha no sol da manhã colabora pra que isso seja possível), dorme mais cedo e é melhor sua qualidade do sono.

O que vocês me sugerem para não sofrermos com a mudança de horário? O que muda na rotina de vocês?

Leia mais:
Como identificar o choro do bebê de 0 a 29 meses – pode ser sono

foto: Relógio de Vinil, por Rodrigo Terra / flickr

7 thoughts on “Rotina

  1. A minha bebe esta com 19meses e ja fazia umas 3 semanas que estava acordando mais cedo que habitual e com isso dormindo mais cedo, acho q ela mesma foi se adequando ao horario de verao. O que colabou foi o sol, nascia o sol as 5:30h e ela acordava, e nao dormia mais, via
    Que ja era dia e levantava …com isso ja estava cansada e dormia mais cedo.mas isso funcionou pq ela acorda mt cedo, nao sei se dara certo com os horariis de vcs( levantar as 8h)

    • Ano passado acho que foi bem assim, ela começou a acordar cedo com a claridade. Nesses primeiros dias está semana estava dormindo muito de manhã e outros fatores (coisas de trabalho que eu costumo resolver à tarde) nos fizeram deixar a pracinha para o período da tarde. E não ir à pracinha significa não fazer soneca cedo. Hoje ela acordou às 8h, ótimo! Chegamos na frente do parque, caiu aquela chuva… E agora está dormindo – mas demorou a fazer essa soneca, já podia estar acordando! Adorei receber comentários neste post! Obrigada, Anna!

  2. Eu ignoro completamente a mudança de horário. Meio dia é meio dia, mesmo sendo 11h.
    É como viajar e ter fuso-horário, o melhor é fazer de conta que nada mudou. O primeiro dia pode ser mais complicado, mas depois segue muito bem. Só tem que atrasar a saída da tarde para depois das 16h, por causa do horário do sol.
    Bj

    • Realmente, o sol muda completamente, Ju! Por aqui, atrasar, nem tanto, mas é legal voltar com luz do dia de alguns passeios e, de manhã, tem que voltar um pouquinho mais cedo porque o sol logo está muito forte! Bjos

  3. Oi Lu,
    Nós TB seguimos o mesmo horário de antes,assim como quando viajamos e a rotina sempre seguiu. O que mudou com o horário de verão é que a Maíra acordava mais cedo por causa da claridade. Adorei o post!
    Bj,
    Marília

    • Pois é, viajando geralmente é mais fácil do que foram esses primeiros dias de horário de verão pra gente! Semana que vem a gente se ajusta! Mas aí vamos passar uns dias na casa da vovó e no Sul o sol é mais diferente ainda, fica até mais tarde, vamos ver!

  4. Oi,aqui o horário de verão mudou neste fim de semana e pela primeira vez a Maíra não se adaptou direto. Tem dormido no horário normal,desde ontem,mas acordado 1h mais cedo que o de costume. De dia tem dormido bem,pelo menos! Só pra atualizar o comentário que eu tinha deixado acima!
    Bj,
    Marília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s