O bolo

bolo sem açúcar

foto: Liliane Callegari

Como já contei aqui, na festa de primeiro aniversário da Dora, oferecemos várias comidinhas saudáveis e sem açúcar pra ela e outros bebês. Inclusive o bolo do parabéns era para todos. A ideia era oferecer um naked cake, mas ele acabou não ficando tão “nu” assim com a cobertura de coco ralado fresco, que foi colocada soltinha sobre ele (nada de calda, geléia ou creme para grudar).

Ingredientes
4 bananas prata ou nanica bem maduras
1/2 xícara (chá) de passas de uva
3 ovos
1/3 xícara de óleo
2 xícaras de aveia
1 colher (chá) de canela
2 colheres (sopa) fermento
Opcional: adicionar maçã picada à massa antes de assar

Bater as bananas, as passas, os ovos e o óleo no liquidificador. Misturar em uma tigela a aveia, a canela e o fermento. Acrescentar o creme de banana, mexer bem e levar para assar por cerca de 20 minutos.

Essa receita é originalmente para forma pequena. Fizemos duas receitas dessa em forma grande (assando em duas fornadas), assim não cresceu muito e não precisamos cortar ao meio para rechear.

Recheio
Hidratei meia tigela de damascos secos. Quando tinham inflado bem, bati no liquidificador com duas colheres de sopa de coco ralado e suco de 1/2 laranja espremida para amolecer mais um pouco.

Cobertura
Cobertura e decoração a gosto. Como queríamos mantê-lo sem leite e sem açúcar, colocamos apenas coco ralado fresco sobre ele e na sua volta do prato e decoramos, no dia da festa, com cachinhos de groselha, a frutinha vermelha, além de palitinhos das corujas de papel. Na receita da foto, feita mais recentemente, picamos morangos orgânicos e separamos algumas uvas sem semente para decorar.

Em função do recheio e da cobertura, esse bolo deve ser feito no máximo na véspera. Conservado em geladeira. Consumido em poucos dias. O bolo sem recheio dura mais.

bolinho saudável para bebês

Fotos: Liliane Callegari

Saiba mais:
Um bolo com açúcar, mas sem fermento
Receitas saudáveis do aniversário
Festa de 1 ano, sim
Como fazer uma festa ecológica
Drinks sem álcool para o fim do ano

One thought on “O bolo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s