Novos livros favoritos

Há um tempo me interesso sobre como conscientizar as crianças sobre o mundo, sobre a origem das coisas, sobre os animais. Uma das formas de apresentar a questão é através da leitura.

Eis que há pouco descobri uma coleção de livros infantis voltada para isso. Vejam que graça: Bebê Eco, “para pequenos que amam seu planeta”. Foram publicados em 2009 pela editora ABC Press. Compramos dois livros:

coleção Bebê Eco

De onde vêm? mostra como crescem as frutas, os legumes e os vegetais: debaixo ou por cima da terra, em árvores ou arbustos. Eu mesma aprendi com este livro que a amora-preta vem de um arbusto, diferente das árvores amoreiras que encontro nas ruas e no quintal dos meus pais! É uma forma de ampliar e fixar o vocabulário das crianças, apontando as imagens.

Para que serve? me assusta um pouco no título, que me parece um tanto agressivo. Pulando a capa, é uma oportunidade de mostrar a origem de alguns produtos. O que é feito com lã de ovelha, o que é feito com ovos de galinha, os derivados de leite de vaca e o que é feito da madeira das árvores.

De onde vêm?

De onde vêm? – o que há por dentro

Da mesma coleção, há os volumes Como nascem? e Onde moram?. Os livros têm páginas grossas, para os bebês e crianças pequenas, e são impressos em material reciclado, com tinta atóxica.

Ache Momo

Não precisa ser amante de cachorros para se apaixonar pelo Momo, o cão de Andrew Knapp que ficou famoso no Instagram e ganhou uma série de livros de fotos. Ache o Momo é o novo livro favorito da Dora, não desgruda dele! Encanta pessoas de qualquer idade.

Na edição lançada no Brasil pela Intrínseca, há fotos de passeios de Momo com seu dono pelo Canadá e em Nova York. As fotografias são incríveis. Quem já tentou clicar um bichinho sabe que é tão difícil quanto crianças, nunca param quietos. Cachorros e gatos pretos, então, mais complicados de fotografar. E você não imagina os lugares mais inusitados onde Momo foi parar! Na neve, no mato, no museu… Mais legal de procurar do que Onde está Wally?, porque é real!

Andrew Knapp anda muito a pé ou de bicicleta, mas é mais reconhecido por onde viaja quando dirige sua velha Kombi amarela. Ele é fotógrafo, ilustrador e interface designer. Ache Momo foi lançado nas terras brasileiras impresso e como ebook. O segundo livro, ainda inédito por aqui, é o Find Momo Coast to Coast.

Leia mais:
Como conscientizar as crianças sobre os animais?
Leituras para bebês
Leituras primaveris
Verá: o contador de histórias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s