Desodorante para a mamãe

desodorante Crystal
Amamentando, temos que cuidar em dobro os produtos que usamos no corpo. Cheirinho de mãe é natural ao bebê. Perfumes marcantes, não.

Ao escolher um desodorante, além de optar por um produto sem perfume observe também se é saudável para você, para seu bebê e para o planeta.

Existem grandes marcas fabricando desodorantes sem perfume, sem parabenos, sem álcool. Mas ainda contendo cloridratos de alumínio, logo o componente mais preocupante. Há estudos que indicam ser um dos provocadores do câncer de mama. Além disso, ao disparar o spray do aerosol, estamos respirando alumínio.

20140903-154354-56634072.jpg

Minha única experiência com um desodorante sem sais de alumínio foi um desastre. Estava viajando, meu fiquei sem desodorante e resolvi comprar o primeiro produto que encontrei. Não havia opção sem perfume, escolhi o que parecia ser menos enjoativo. Tão ruim, que nem existe mais a fragrância à venda, era a tampa azul igual ao rosa da Body Shop, de Londres.

Nos primeiros meses da Dora, meu desodorante acabou e resolvi dar mais uma chance ao roll-on esquecido na prateleira – não lembrava do cheiro. Não sei se ela não me reconheceu ou não suportou a fragrância, não quis mamar. Depois de lavar bem, removendo qualquer resquício do produto, ela voltou ao peito.

Comecei a usar há pouco o Crystal, que existe à venda no Brasil. É um desodorante de bastão, um produto mineral antisséptico, sem perfume, feito de Ammonium Alum. É como se fosse um roll-on, mas não é “melequento” como o roll-on.

O bastão é uma pedra seca. É preciso umedecê-la antes de passar nas axilas. Eu tiro a tampa, viro de lado e deixo pingar água da pia no topo, evitando que escorra água pelo bastão. Viro de ponta cabeça para escorrer o excesso d’água. Aplico de um lado até secar bem. Molho de novo e aplico do outro lado. Cuidando para guardar seco, pois a água pode rachar a pedra. Também é possível aplicar na pele limpa e úmida.

Não deixa cheiro e não mancha. Não acho que seja eficaz por muitas horas, no entanto. Se for praticar alguma atividade física, estiver usando roupa sintética, passar por diferenças de temperatura, vale repor o produto. Depende do quanto você transpira, uma precaução que vale para qualquer desodorante. O perigo dos desodorantes 24h ou 48h é que são antitranspirantes, inibem a transpiração.

Dizem que cuidando bem dura anos. Nem por isso queria arriscar e pagar caro. Existem produtos idênticos, que certamente são igualmente bons, custando R$ 75 no Brasil. Comprei este de 40g por R$ 20 e por enquanto estou satisfeita.

Axilas recém depiladas (se você arranca os fios) podem ficar livres de desodorante por pelo menos 24h. É uma forma de usar menos desodorante. No dia da depilação nem faz bem pra pele usar desodorante.

Existem outras formas naturais de evitar odores nas axilas. Se estiver sem desodorante em casa, já experimentei esfregar um pouco de bicarbonato de sódio – um pouquinho do pó seco mesmo. Também não mancha e não dá cheiro.

 

Leia mais:
Desodorantes sem alumínio @ Yoga Vital
Produtos para as mamães relaxarem
Por que prestar atenção nos rótulos
Shampoo para gestantes, mamães, papais

2 thoughts on “Desodorante para a mamãe

  1. Bicarbonato de sódio já foi testado e aprovado como desodorante aqui em casa. Para mulheres com poucos pelos, ele é perfeito! Palavra de engenheira química. Minha curiosidade por novos produtos nem sempre se limita aos menos arriscados, mas, se fosse escolher um só que me serve, ficaria com o mais simples: o bicarbonato de sódio.

    Quando puder, publico no blog esse comentario!

  2. Realmente o cheirinho da mãe é algo bem perceptível aos bebês, principalmente na hora de mamar né… Gostei das suas indicações de produtos, vou ver se encontro esse em bastão da Crystal para experimentar🙂 Ele costuma durar quanto bastante?

    Beijos,
    Amanda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s