Leites vegetais

leite e farinha de amendoas

Leite de amêndoas congelado (depois de descongelado, é só sacudir que fica homogêneo de novo) e farinha de amêndoas

Dora continua reagindo ao leite de vaca e, como sigo amamentando, eu também não consumo leite e derivados. Não basta ter baixo teor de lactose, não pode ter leite, só se for leite de origem vegetal. Pra Dora, leite animal só o humano, o leite materno.

Não chegamos a fazer o exame de sangue para confirmar. A alergia à proteína do leite de vaca dela parece ser não mediada, mas não grave. As reações estão mais ligadas à maturidade do aparelho digestivo, mas podem seguir até os 3, 6 ou 9 anos (aos 10 meses e meio não desapareceu, reagia rapidamente). Regurgita, vomita, faz um barulho estranho na faringe como se o que engoliu voltasse pra cima, soluça, arrota, fica muito rouca como se estivesse gripada, fica chatinha – incomodada, como se estivesse com um mal-estar ou tivesse sono. E fica assim não só no dia que regurgita, os sintomas persistem por uns 15 dias depois da data que provei algo com leite (fiz o teste em mim).

Nos primeiros meses demos remédio supondo que ela tinha refluxo. Ao detectar e cortar o leite, cortamos também o remédio. Longe de leite, queijo, manteiga ou outros traços de lactose ela fica tão bem, que não tenho a mínima vontade de mudar a dieta.

Restringir o leite abriu um novo universo pra mim. Me fez enxergar os lacticínios de outra forma – ainda não li o Galactolatria, mas não acho mais natural consumirmos leite de vaca. Não sou vegana, mas quase – enjoei de quindim (gostei mais de cocada) e, de tanto cozinhar ovo de galinha caipira e passar por alguns “acidentes” (já cozinhou ovo com casca rachada dentro da chaleira?), criei um certo nojinho de ovos. Não consumir leite e derivados é um “detox” poderoso, ainda mais amamentando, emagrece.

Por outro lado, há tantos sabores a experimentar. Olha que eu chegava a dizer que meu alimento preferido era o leite condensado, e ele era o ingrediente central da maioria dos meus doces. Aprendi a não sentir falta.

No verão, necessidade zero de leite. Já indiquei aqui receitas só de frutas, vitaminas ou drinques. Tem sorbet até de chocolate. No inverno, principalmente nesses meses de mais frio, vem a vontade de bebidas mais quentes…

A Dora ainda mama, continuo tomando cuidado com o que tomo para não passar pra ela. O cuidado é redobrado agora que ela já come quase tudo o que a gente come – menos açúcar (e leite). Pra ela também experimentar e podermos explorar mais receitas, substituindo o leite, buscamos alternativas nos leites vegetais.

Duas maravilhosas descobertas recentes:

chocolate quente com leite de arroz e coco

Pronto e à venda no Brasil:
IsolaBio, um leite orgânico importado da Itália. Tem outros sabores, mas por enquanto só provei o de arroz com leite de coco. Não tem açúcar de nenhum tipo ou adoçante, é doce naturalmente, adoçado pelo coco.

Tanto que fiz chocolate quente com esse leite acrescentando apenas cacau alcalino (1 colher de chá generosa para uma caneca de leite aquecido) e ficou uma delícia. Um chocolate quente que a Dora poderia tomar!

Para fazer em casa:
Leite de amêndoas – encontrei a receita neste site. Amêndoas não são baratas, mas depois de fazer o leite é possível assar as amêndoas trituradas e fazer farinha de amêndoas. Essa farinha pode ser aproveitada em outras receitas!

Saiba mais:
Por que não oferecer soja às crianças
Uma receita de leite de arroz (quero testar!)

Advertisements

3 thoughts on “Leites vegetais

  1. Oi Lu,provei a receita de leite de amêndoas do programa Bela cozinha,do Gnte e gostei! Fiz tb quibe de castanhas com a farinha que sobrou,conforme a receita do kesmo programa e ficou uka delícia! Todos comemos e adoramos! No mesmo programa há algumas receitas vegetarianas e sem açúcar bem legais!
    Bj e saudades,
    Marília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s