Fraldas impermeabilizadas

gotinhas
Fraldas de pano modernas costumam vir impermeabilizadas pela goma do tecido. Os fabricantes recomendam lavar pelo menos três ciclos completos da máquina para ter atrito, enxágue e remover a goma. Já em uso, colocar bem pouco sabão e dar duplo enxágue. Depois de um tempo, infelizmente, se mudar o sabão, aumentar a medida do sabão, esquecer do segundo enxágue ou outra pessoa lavar, usar uma pomadinha no bebê, por exemplo, tudo pode voltar a impermeabilizar. E agora?

O que não pode impermeabilizar é a parte interna da fralda, onde deve ser absorvido o xixi. Se essa camada for de algodão, ela não fica impermeável. No entanto, o algodão fica molhado rápido, então você deve trocar logo a fralda do bebê, enquanto o microsoft faz a camada “sempre seca”, deixando passar o xixi e permitindo que a pele do bebê continue seca e em contato com uma superfície seca e por isso dura mais tempo – mas impermeabiliza fácil.

O mesmo acontece com os recheios absorventes. Absorventes de algodão ou de microfibra não impermeabilizam. De microfibra, no entanto, não deve ser usado em contato com a pele do bebê, mas em fraldas pocket, dentro do bolso da fralda. Os de algodão costumam ter várias camadas e ter boa absorção, podem ficar em contato com a pele, não impermeabilizam, mas ficam molhadinhos e não são ideais para uso contínuo por muitas horas ou passar a noite. E existem os que são de microsoft ou que têm um lado, uma camada em soft para fazer essa cobertura “seca”, só que esses impermeabilizam. E isso ocorre com várias marcas e modelos, é muito comum.

Faça primeiro o teste. Mesmo ainda molhado, saindo da máquina, você pode checar se a impermeabilização continua. Coloque uma gotinha de água e veja onde ela vai parar. Se aquela gota continuar formada e correr pelo tecido, isso também pode acontecer com o xixi e vazar a fralda – está impermeável. Se ela for absorvida, se desfizer, entrar, está tudo certo.

O que fazer
Não se desespere sem fraldas, colocando tudo na máquina. Tente usar mais uma vez. Se a parte interna da fralda ficou impermeável, não use como fralda pocket, não coloque o absorvente no bolso: coloque-o sobre essa camada que ficou impermeabilizada, de preferência sem as capinhas para absorventes, para evitar mais barreiras e permitir a absorção do xixi. Se o lado de microsoft do recheio estiver impermeável, deixe-o virado pra baixo, colocando o lado de algodão mais próximo da pele do bebê.

Na hora de lavar, repita o procedimento lá do começo com as fraldas: dê enxágues extras ou repita várias vezes o ciclo. Lavou muitas vezes, ainda parece não absorver bem? Deixe secar e coloque em uso novamente, usando ainda como fralda capa, com o absorvente por cima, não por dentro. Nas próximas lavagens, a absorção da fralda será recuperada.

Já os absorventes, mesmo com a camada de microsoft, podem ser lavados separadamente. Coloque-os num balde com água fervente e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa para 1l d’água, aproximadamente) – isso geralmente é suficiente para recuperar sua capacidade de absorção. (Não fazemos o mesmo com as fraldas, porque costumam ter uma camada plástica dentro do bolso ou seus botões podem não ser resistentes também.)

Leia mais:
A lavagem das fraldas
Como prevenir mal cheiro ou proliferação de bactérias
Tipos de absorventes das fraldas
Como são as fraldas de pano modernas
A causa que motivou este blog

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s