Unhas de menina

20140507-031351.jpg

A partir de que idade você permitirá (ou permitiu) que sua filha pinte as unhas?

Fui atendida por uma manicure pela primeira vez aos 10 anos e já considero isso um crime – ou pelo menos acho que ninguém deveria tirar a cutícula tão cedo. O uso do esmalte tinha sido liberado desde bem pequena, no entanto. Ia na creche de unhas pintadas de rosa choque e uma das minhas diversões (assim como alguns amam plástico bolha) era roer as unhas arrancando o esmalte. Uma amiga da época da creche, que deu o kit manicure pra Dora no chá de fraldas, comenta que a mãe dela não deixava pintar as unhas como as minhas, mas ela queria tanto…

Dora nasceu com cutícula e unhas elegantes. Até hoje é um sofrimento cortar suas unhas. Não adianta estar dormindo, tem sono leve – já tivemos um pequeno acidente uma vez, ela acordou da sesta depois do almoço e “furei” o dedinho dela com o cortador de unha tipo trim, desesperador. Hoje só uso tesoura de pontas arredondadas ou lixa nas mãozinhas dela.

Ainda não sei quando vou liberar colorir as unhas. Não pretendo proibi-la. Talvez aguardar seu interesse despertar e que ela tenha consciência para esperar o esmalte secar. Esse esmalte deverá ser o menos tóxico possível.

20140507-031916.jpg

Existem esmaltes solúveis em água como esses da La Femme. Fiz o teste (em mim). Além de não conter substâncias alergênicas, dispensa acetona ou removedor de esmalte para remoção. Se esperar secar o esmalte, pode lavar as mãos à vontade que não sai tão fácil assim – se usar água fria, tem que esfregar um pouquinho, com ajuda de um pedacinho de algodão. O melhor é colocar de molho em água morna por alguns instantes que fica muito fácil de tirar. Sai muito rápido se não chegou a secar na unha, aí um esfregão de leve debaixo d’água tira.

Neste kit, vem dois esmaltes coloridos (rosa e amarelo, que ficam foscos ao secar), um branco para carimbo e um top coat (base ou cobertura extrabrilho), todos à base d’água. É uma segurança saber que há opção atóxica para essas mocinhas charmosas.

Participe da pesquisa. As respostas serão aceitas por uma semana. Aguardo tua opinião!

 

Leia mais:
Mãos de mãe – os produtos mais indicados para mães de bebês

Advertisements

2 thoughts on “Unhas de menina

  1. Oi Lu,
    sou bem contra o uso de cosméticos em meninas principalmente em bebês. Me lembro de usar a maquiagem da minha irmã nas brincadeiras com bonecas e passar um batom na festa junina e só. Não vou incentivar a Maíra e já estou “dando pito” nas minahs amigas que fazem insinuações de pintar as unhas com ela!
    Bj,
    Marília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s