Primeiro aniversário

20140502-095439.jpg
Já escutei muito que festa de um ano é para os pais. Que a criança ainda não curte. Chora no parabéns. Que eu chorei no meu primeiro aniversário. Mesmo assim, fizemos questão de fazer uma festinha pra Dora.

Optar por uma festa saudável e ecológica, feita em casa, dá trabalho para muitos dias. Saber que passa rápido, nem dá tempo de conversar muito com todos os convidados, pode desanimar. Mas valeu todo esforço, cada centavo, cada detalhe e cada minuto. No final da festa ou até antes, roupa imunda, pé sujo e cara lambuzada. A festa era dela!

Com festa vegetariana sem frituras já estamos acostumados. Mas queríamos uma festa de bebê. Nosso desafio era oferecer opções saudáveis sem açúcar e sem leite (ainda não introduzimos o leite de vaca, amamento e a Dora é APLV). Ou seja, nada de brigadeiro, negrinhos ou branquinhos.

No fim, nem fizemos toda nossa lista de receitas. É difícil fugir de banana, coco ou cacau como ingrediente, mas eram tantas opções diferentes que os convidados curtiram experimentar. Imprimi um cardápio indicando o que era vegano ou especial para bebês. E separamos a mesa do bolo, com comida de adulto, da mesinha das crianças, na altura dos bebês. Só que o bolo era para todos, sem leite e sem açúcar – e modéstia à parte, foi o bolo mais lindo e delicioso que já fiz numa festa de aniversário.

20140502-095448.jpg

Festa para bebês
Eram nove crianças, sendo dois desfraldados e uma recém-nascida. A maioria e a aniversariante, por volta de um ano. A avó deu a ideia da mesa baixinha, mas queria desistir dela quando deixou a Dora derrubar tudo na montagem da festa. Durante a festinha, com a presença das mães, os bebês comeram de tudo e não destruíram a mesa. A aniversariante, que tinha feito degustação e aprovado cada prato, se esbaldou!

A prima deu a ideia de montar um tatame para as crianças brincarem. Coloquei um cesto de livros e brinquedos do lado, e eles se divertiram. Não sei se deveria ter posicionado o tatame tão no centro da festa (mas as crianças eram o centro) – do lado da grama, o EVA ficou sujo de terra e teve adulto que passou por cima, deixando pegadas. A mamãe fez questão de colocar um trocador na edícula, do lado de fora do banheiro (era do lado da geladeira de bebidas, o que não deu muito certo).

20140502-095429.jpg

Festa ecológica
Muita inspiração do Pinterest que deu certo. Os convidados colocaram seus nomes nas garrafinhas de leite de coco e tomaram suco de uva ou chá de maçã das suqueiras alugadas com canudinho de papel. Compramos bem menos copos de papel do que o calculado.

Decidimos que não teríamos balões – afinal, eles não são biodegradáveis, os bebês se assustam com o estouro e a aniversariante nem dava muita bola mesmo. Fizemos pompons de papel de seda de dois tamanhos. Começamos com a escolha das cores antes do tema: lilás, azul e verde, para fugir do rosa, a pedido do papai.

Saldo totalmente positivo. E ainda sobraram copos e pratos descartáveis de papel para um piquenique. Mais detalhes em posts para o futuro.

Advertisements

2 thoughts on “Primeiro aniversário

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s