Experimentei: Biolinum

Fraldas Biolinum

Contar sobre fralda de pano logo no primeiro dia de uso é arriscado, pois ela precisa ser lavada pelo menos duas vezes (dois ciclos na máquina, não necessariamente com sabão) para ficar mais absorvente. Estava ansiosa para experimentar na minha filha as Fraldas Ecológicas Biolinum, que é uma nova marca brasileira de fraldas de pano, produzidas em Campinas. Escrevo depois da segunda experiência com a fralda, o absorvente de algodão, o absorvente de microfibra e o forrinho de bambu.

Usamos com o absorvente interno de algodão reforçado com o forro de microfibra e com o Eco-Refil, forrinho biodegradável – tudo junto. Os absorventes podem ser usados separadamente, mas a troca da fralda deve ser mais frequente. O forrinho é descartável.

Características marcantes:
Adorei o fechamento em velcro e em botão da fraldas de pano Biolinum. Usei os botões para regular a altura, mas é muito prático fechar na cintura com o velcro, sem se preocupar em encaixar os botões.

A camada externa é macia e fosca, de um algodão impermeabilizado, quase uma camurça – eles chamam de Fashion Peach Skin (pele de pêssego). O forro interno, de microsoft, que não fica molhado de xixi, bom para a pele do bebê. Aparentemente, a largura da fralda é um pouco maior (cerca de 1cm mais larga) que as já experimentadas, mas é tamanho único.

Recomendo começar a usar a partir da quinta lavagem. Pode colocar na máquina com as outras roupinhas do bebê. Não demora muito a secar, não vai demorar a usar.

ferrinho de bambu

Segredinhos:
Se usar o forro de fibra de bambu, corte um pedaço do rolo que cubra de ponta a ponta da fralda, assim garante que as fezes fiquem sob o paninho. O material é como um TNT bem fino, biodegradável. Muito fácil de descartar o cocô com esse paninho, o que facilita as saídas com fralda de pano. Ele retém as fezes, mas deixa a fralda absorver o xixi e pode ficar suja, manchada – ou seja, você não vai reaproveitar a fralda, mas a sujeira será fácil de remover na lavagem à máquina.

O ajuste nas pernas do bebê pode ser feito puxando o elástico, que é caseado e pode ser preso com um botão. O teste que eu faço para saber se a fralda tá bem ajustada nas pernas é amamentar na posição clássica – cuidado que, se a fralda estiver larga, pode vazar. Nessa experiência, tudo OK. Outras fraldas da Dora têm o elástico ajustável, mas confesso que não sabia que era possível ajustar. Nessa, o botãozinho é bem acessível caso precise apertar ou alargar.

Um diferencial bem interessante: nas laterais da fralda é possível prender reforços opcionais em velcro para evitar que a fralda se abra acidentalmente (depois que a criança já está caminhando).

Fralda e absorventes gentilmente cedidos pela Fralda Ecológica Linum Bebê e Natureza

Leia mais:
Sobre fraldas

15 thoughts on “Experimentei: Biolinum

    • É muito boa, sim! Só não recomendo para praia e piscina e não digo que é à prova de vazamento (hoje, por exemplo, ficamos muito tempo na rua com ela, e vazou xixi, mas foram quase 3h). No geral, gostei, usei várias vezes e continuo usando.

      • Isso, experimenta! Aí vai sentindo os modelos que gosta mais, os absorventes que prefere usar. E não desanima: tem que lavar várias vezes pra deixar de ficar impermeável, mas vale a pena! Usa o mínimo de sabão (1/4 da medida do fabricante), prefira sabão líquido e evite sabão de coco, principalmente em barra. E nada de amaciante!

  1. Vou insistir no uso, já que tem que lavar e secar mais vezes para atingir sua máxima eficiência. Mas tenho uma consideração: comprei essa fralda da Biolinum e da Di pano, a camada impermeável interna da Biolinum não parece tão boa quando da outa marca. Mas continuarei usando, pois para ser bem eficiente também depende da sua “habilidade”, como colocar o absorvente certinho.

      • Gostei bastante. Não tive problemas com vazamento e bem tranquilo para lavar, considerando que minha filha tem pouco mais de um mês, então o cocô dela ainda é bem “melequento”. A fralda com regulagem da cintura em vélcro é mais fácil de colocar que a regulagem em botão, mas gostei dos dois tipos.
        Tive várias dúvidas quando iniciei o uso e fui muito bem atendida pela Cris. O único ponto negativo é o preço, então vale a pena comprar os Kits Promocionais.

      • Contatei o fabricante e disseram que o lote que me enviaram estava com problemas. Ressarciram meu dinheiro. Infelizmente não tive boa experiência com a marca.

      • Patricia, não sei se vc vai ver este post, mas estou querendo comprar fraldas de pano e andei lendo seus comentários aqui, o que aconteceu que vc devolveu as fraldas da Biolinum? E as fraldas da Dipano, vc consguiu usar por muito tempo, valeu a pena? Se puder me responde por e-mail: susie.agexoi@gmail.com

      • Susie,

        Comprei três unidades das fraldas da Biolinum, nenhuma delas segurou qualquer mísero xixi, teve vazamentos constantes. Outra questão, é que as capas coloridas (vermelha e verde) soltaram muita tinta durante lavagem, o que causou mancha no tecido branco. Eu entrei em contato com a empresa e eles me atenderam com certa demora, justificaram algum tipo de problema no lote que me foi enviado, com isso fizeram o reembolso do meu dinheiro. Mas eu não tive confiança de tentar comprar novamente, preferi voltar à DiPano que eu já conhecia e achei excelente.

        Minha filha está com 1 ano 6 meses, ainda uso as fraldas da DiPano. Acredito que valeu muito a pena meu investimento. Além da qualidade da fralda, também gostei do atendimento pós venda, a Cris me orientou diversas vezes com as dúvidas, ainda hoje ela me atende.

        Tem muita gente que relata que as fraldas chinesinhas do Aliexpress são idênticas às da DiPano, mas com um preço bem melhor. Eu não quis arriscar pela demora na entrega, mas deixo essa informação.

    • Que bacana. Olhei agora o site e ainda não há as fraldas, mas bom saber dos absorventes.
      Agora também tempos a disposição os absorventes biodegradáveis da marca Natracare, tem alguns sites/blogs vendendo, só buscar no Google, inclusive tem no site da Wiona (http://www.wiona.com.br), que vende fralda de bebê descartável biodegradável. Essa frada biodegradável eu usei na minha filha quando recém nascida e amei.
      Outra alternativa para os absorventes é o coletor menstrual, muito bom. Digo até que é libertador.

Leave a Reply

