Rastros na areia

6545537497_90cebc1786_bfoto: Celso Moreno

A praia é uma boa oportunidade para ensinar seus filhos sobre comunidade, ecologia e sustentabilidade. Aproveitem para observar a natureza, as plantas e os animais locais. E tomem cuidado com as pegadas que deixam na areia. Algumas questões a prestar atenção ao levar as crianças na praia:

* Horário solar – o melhor horário para ficar com as crianças na praia é o final da tarde. A praia costuma estar menos lotada, há mais sossego para brincar e a noite vai dizer a hora de ir embora, evitando sair correndo ou permanecer no horário de mais sol. O bronzeado fica até mais bonito no começo ou fim do dia, e as fotos, sem sombra nos rostos, também. Você pode relaxar e economizar em protetor solar. Mas atenção ao horário de nascer e pôr-do-sol de onde você estiver (os aplicativos de previsão do tempo costumam indicar): no horário de verão o sol das 18h seria o das 17h, então quanto mais tarde, melhor; quem está de férias no Nordeste, veja que amanhece cedo e que no sol das 8h você já deve se proteger.

* Alimentação – prefira levar de casa ou consumir em restaurantes próximos (quiosques fixos), pensando no que pode ser mais saudável e higiênico para a família e no que vai deixar menos resíduos na hora de ir embora. Farofada? Consciência! Evite embalagens descartáveis e levem seus squeezes.

* Protetor solar – a Veja levantou uma polêmica no ano passado sobre a absorção de vitamina D ser melhor no horário de pico de sol e sem protetor solar. Uma coisa é considerar os 15 minutos de sol do bebê, outra estar exposto à praia por horas, com sol refletido pela água do mar e pela areia – então não basta ficar embaixo do guarda-sol. Existem protetores específicos para bebês e crianças, mas nenhum para menores de seis meses. Este artigo é muito interessante sobre os resíduos que os protetores deixam no mar. Por isso também é mais indicado o final da tarde.

* Brinquedos e saída da praia – ensine seus filhos a não levarem lembranças da praia, deixando conchas, peixes e plantas no seu lugar, mas também a não deixarem lembranças na praia. Olhe bem e recolha todos os brinquedos. Cubra os buracos na areia para evitar acidentes e tropeços alheios. Existem brinquedos de praia degradáveis, mas observe se são biodegradáveis (feitos de materiais naturais) – considerando que é muito fácil deixar um brinquedo perdido na areia, é de se pensar.

71oCuiixgAL._SL1500_

* Lixo – recolha seu lixo. Leve um saquinho para jogar fora palitos de picolés, cascas de frutas. Evite deixar embalagens ou coisas que poderiam ser recicladas.

Dando um Google em regras de etiqueta na praia, fiquei chocada com a quantidade de reclamações para os pais “segurarem suas crianças” e “irem embora quando abrirem o berreiro”. Ninguém comenta que, principalmente em lugar público, deve-se respeitar o próximo e o meio ambiente, o que inclui evitar fumar (e deixar bitucas de cigarro). Bom verão a todos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s