Mãos de mãe

20140116-034644.jpg
São tão raros os momentos que temos para nós mesmas que precisam ser valorizados. Em oito meses da Dora, posso literalmente contar nos dedos quando consegui fazer as unhas – ao contrário de várias amigas que me surpreenderam e conseguiram ir ao salão desde a primeira semana de vida de seus pimpolhos. Mães também merecem ficar bonitas até a ponta dos dedos. Só precisamos tomar alguns cuidados redobrados.

Gestantes já costumam (ou pelo menos deveriam) cuidar um pouco mais o que usam no corpo tanto pelo cheiro quanto pelo contato, pois tudo que consomem passa ao bebê e pode influenciar sua formação. Vale a pena investir em produtos hipoalergênicos (e sempre conversar com o médico). Todo mundo deveria tomar cuidado não apenas com os cosméticos que fazem mal para si próprio como também não deixar resíduos tóxicos para o planeta.

Mães de bebês pequenos ou recém-nascidos podem observar que, quando o esmalte das suas mãos ou das mãos das visitas (que pegam no colo ou fazem carinho) começa a se desfazer, pedacinhos minúsculos coloridos podem ficar grudadinhos na pele do rosto ou no couro cabeludo do bebê, sendo difícil a remoção no banho. Ao amamentar, é o dedo minguinho da mãe que vai à boca do bebê caso precise corrigir a forma de abocanhar o bico do seio ou interromper a mamada por um instante. E o próprio dedo mínimo do adulto pode fazer as vezes de chupeta aos pequenos recém-chegados. Então mesmo que você não carregue mais o bebê na barriga, a atenção deve continuar.

Isso não é um alerta para não ir à manicure, mas para manter as unhas sempre bonitas (ou remover logo o esmalte antes que comece a ficar quebradiço) e preferir usar produtos menos tóxicos. Você não vai querer correr o risco de arranhar o bebê – muitas mulheres, depois de mães, acabam preferindo (e até passando a achar mais bonito) manter as unhas bem curtinhas com os cantos arredondados (ainda que pinte com esmalte escuro). Também é conveniente levar os próprios produtos à manicure para sua proteção, prevenindo micoses ou doenças. Isso vale para base, esmalte, extra brilho e alicates, espátulas ou lixa.

Se você não tem com quem deixar o bebê e quer arranjar um tempinho para fazer as unhas, experimente ir acompanhada de seu pequeno num horário tranquilo – outros profissionais podem ajudar a cuidar o carrinho. Em alguns espaços, como o Amamãe em Porto Alegre, há serviço gratuito de berçário ou recreação enquanto você vai na manicure, pedicure ou cabeleireiro. Agora, convenhamos, o ideal, pelo menos quando o bebê é recém-nascido e tem aqueles dedinhos mínimos, seria existir um lugar ou profissional especializado em cortar as unhas do bebê, não concordam?

20140115-065321.jpg

Rótulo de um esmalte da Revlon

Substâncias a evitar:
(Leia a composição mesmo nos rótulos de bases, coberturas extra brilho e de esmaltes claros ou brancos)

Tolueno (toluene) – um dos três componentes que não integram os produtos “3free”, é um solvente derivado do petróleo, um líquido altamente inflamável e seu potencial tóxico está relacionado ao uso crônico de produtos com a substância em ambiente doméstico; 95% das alergias a esmalte são em função do tolueno.

Formaldeído (formaldehyde resin) ou formol – outro dos três componentes que não integram os produtos “3free”, é tóxico, inflamável e cancerígeno, pode causar irritação por inalação ou contato.

Dibutilftalato (dibutyl phthalate) ou DBP
– o terceiro componente que está ausente nos produtos “3free” é um plastificante que acrescenta brilho ao esmalte, pode provocar irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório; deixou de ser usado em brinquedos na Europa nos anos 1990, mas já era proibido em cosméticos desde 1976.

Mica (CL 77019) – corante altamente alergênico encontrado em esmaltes e maquiagens (esmaltes hipoalergênicos devem ser livre de corantes alergênicos também), encontrado em esmaltes cintilantes.

Tartrazina (CL 19140) – pigmento amarelo que pode causar alergia, também encontrado em alimentos.

Lembrando que os esmaltes hipoalergênicos são certificados pela Anvisa, enquanto 3free é uma categoria informal (no Brasil). E os esmaltes 3free podem conter outras substâncias alergênicas.

20140115-065301.jpg

Na foto, um esmalte hipoalergênico da marca brasileira Two One One Two. O desenho foi feito com carimbo.

Sugestões de produtos:

Para dar maior durabilidade no esmalte e evitar que se quebre logo, passe uma cobertura extrabrilho ou top coat como o Sunscreen, da Orly, que tem proteção UV, ou o Glosser, de alto brilho.

Cucumber oil – O óleo essencial de pepino prepara a unha para um crescimento saudável, hidratando e nutrindo unhas e cutículas. Pode ser usado depois da esmaltação, servindo também como óleo secante.

Secador de esmaltes Orly Spritz Dry – Mamães não têm muito tempo a esperar, o esmalte deve secar logo. Este produto não contém ingredientes de origem animal e é 3free.

Para quem está sem tempo de fazer ou pintar as unhas, aproveite para deixá-las mais fortes, tomando vitaminas (um suco verde em jejum ao acordar, por exemplo) e passando quantas vezes lembrar, várias vezes ao dia, um produto para proteger e fortalecer as unhas, como a cera nutritiva da Granado.

O que é bom para prevenir assaduras do bebê também é bom para hidratar unhas e cutículas. Experimente deixar as unhas de molho no azeite de oliva por uns 20 minutinhos (se conseguir) ou passe nas unhas antes de dormir. Os cremes do bebê (de calêndula da Weleda ou o da Granado, Desitin, Bepantol, Hipoglos – uma pomada bem vitaminada) também funcionam para hidratar as cutículas.

Saiba mais:
Sobre a indústria de cosméticos
Sobre esmaltes hipoalergênicos e 3free
Aprenda a usar o carimbo

P.S.: apesar do título do artigo, a foto principal é de mão de tia – no meu colo, meu lindo sobrinho Leonardo, ainda recém-nascido

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s