Muitos brindes!

20131223-192818.jpg

Ano passado, gestante, brindei o Ano Novo com taça de espumante recheada de água com gás. Este ano estou amamentando e não vou tomar bebida alcoólica pelos mesmos motivos, mas quero ser mais criativa. Hoje, meu “vinho tinto” é suco de uva, o “branco” é o suco de maçã (mas poderia ser de uva branca, uva branca com coco ou de lichia) e meu “vinho rosé” é o suco de cranberry com kiwi – todos integrais, sem adição de açúcar ou corantes e preferencialmente orgânicos. Esses são prontos, fáceis de encontrar para o dia-a-dia. Ocasiões especiais merecem drinks feitos na hora.

Já havia comentado aqui, aqui e aqui sobre bebidas para mamães. Reuni agora algumas receitas para gestantes, mamães e (por que não?) adolescentes – para festas de 15 anos, de repente. Diferente de receitas clássicas de coquetel sem álcool, evito adicionar refrigerantes, leite condensado (pois é), creme de leite, leite, café, groselha, como também evito açúcar refinado, adoçantes em geral. Você pode usar açúcar cristal orgânico ou demerara ou adoçar com mapple syrup orgânico ou agave se necessário.

Veja as receitas que selecionei para as festas este ano:

Clericot sem álcool
Ingredientes:
1 pêssego bem picadinho
1 laranja média cortada
2 maçãs
1 xícara ou 1/4 de abacaxi em cubos
3 xícaras de água com gás
1 1/2 xícara de suco de uva branca integral
Gelo

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes numa jarra média

* Receita adaptada da Fruit Sangria da Spicie Foodie.

Aqui em Porto Alegre, onde passo as festas de fim de ano, não encontro suco integral de maçã, apenas de uva com a mesma textura. O clericot pode ser feito com suco de uva branca, suco de maçã ou espumante não-alcoólico – a vantagem de fazer com suco é não acrescentar açúcar. O espumante sem álcool que encontrei no mercado é feito com os dois sucos, maçã e uva branca, mas tem adição de açúcar. Quem fizer com suco de maçã pode substituir as maçãs dos ingredientes por melão (2 fatias em cubos) ou uva. As frutas podem variar a seu gosto – uma das melhores sangrias que tomei (certamente a mais alcoólica também) foi num restaurante gringo vegetariano no meio do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, e levava até melancia, que eu adoro.

Drinque de Melancia
Ingredientes:
1 kg de melancia
2 limões
2 maçãs
500 ml de água com gás
Açúcar a gosto (dispensável)
Hortelã para decorar

Modo de Preparo:
Liquidifique a melancia e adicione o suco dos limões e a maçã picada, bata e coloque cubos de gelo. O ideal é tomar bem gelado. Decore com folhas de hortelã.

* Conhecia uma receita parecida de uma padaria de São Paulo que chamava de “suco verão”, que só não levava água com gás, mas esta aqui é da Keila Cristiuma, diretora da Sempre Materna

Mojito sem álcool
Ingredientes (para render 1 copo):
8 folhas de hortelã
½ limão
Bastante Gelo
Água com gás
Açúcar orgânico a gosto

Modo de preparo:
Coloque em um copo “long drink” o limão, a hortelã e o açúcar. Macere até extrair o caldo do limão, como para um mojito normal. Acrescente o gelo e coloque a água gaseificada até completar o copo, depois é só mexer com uma colher. Capriche na hortelã e no gelo para refrescar.

* Esta também é da Keila. Eu deixaria ainda mais refrescante e picante com lascas de gengibre.

Saiba por que evitar:
*Refrigerantes aumentam a tendência para formação de gases e causam desconforto na região abdominal nas gestantes, podem provocar cólicas nos bebês e a cafeína do guaraná e das colas pode acelerar o coração do feto e deixar o bebê agitado ou com cólica.
*Creme de leite e leite condensado devem ser evitados pela nutriz não por serem calóricos ou gordurosos, mas principalmente em casos de mães com bebês com suspeita de refluxo ou que regurgitam muito, em função da alergia ao leite de vaca pelo intestino imaturo dos bebês (que receberia tudo pela amamentação) – nesse caso, as versões light, desnatadas e sem lactose não adiantam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s