Lavagens especiais

DSC04873

Algumas roupinhas dos bebês merecem cuidado especial. Principalmente as de tecido orgânico. Afinal, de nada adianta usar algodão orgânico se ele ficar impregnado de produtos químicos após lavado. E antes da chegada do bebê, suas roupinhas (e todo enxoval, kit berço, toalhas, lençóis, fraldas) já devem ser lavadas com sabão neutro sem uso de amaciante (nem mesmo amaciante “infantil”).

Pode lavar quase tudo junto, exceto algumas peças especiais. Não misturo:
– toalhas e paninhos atoalhados;
– roupas de algodão orgânico;
– roupas muito coloridas ou escuras (que podem manchar – de muitas continua saindo tinta após a primeira lavagem).

É importante usar um sabão natural ou orgânico para as roupas de tecido orgânico. Dê preferência sabão de glicerina em pequena quantidade. Se possível, faça um segundo enxágue para evitar que o sabão impregne no tecido. Apenas assim o tecido continuará evitando alergias e respeitando a sensibilidade do bebê.

Fora isso, misturo tudo. Mesmo as fraldas de pano. Sendo que as fraldas de boca, de ombro, as tradicionais e alguns babeiros só são usados depois de passados a ferro.

Prefiro lavar com água fria. Precisei lavar uma vez a toalha de banho de algodão orgânico da Dora em água fervente (porque estava com princípio de mofo, ficou muito tempo num balde molhado), e ela sobreviveu, mas as recomendações da marca era usar no máximo água morna. Cuidado se sua máquina for moderna e tiver um programa de lavagem “bebê”: geralmente esse modo é com água quente, que pode distorcer fibras sintéticas e derreter borrachas de mordedores, caso você lave algum brinquedo.

Outra dica é comprar um balde exclusivo para as roupas do bebê. Nós usamos dois baldes para a Dora e às vezes o ofurô quebra um galho como terceiro. Na casa da vovó também tem um balde só pra ela.

Saiba mais:
Algumas dicas sobre lavagem e por que uso um óleo essencial no enxágue
Dicas sobre lavagem das fraldas de pano
Outras dicas sobre lavagem de tecidos orgânicos ou especiais

2 thoughts on “Lavagens especiais

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s