Natal solidário

20131206-112243.jpg

Foto: Paulo Henrique / Correios – Brasília

Neste Natal, deixe-se abraçar pelas campanhas solidárias para deixar tantas pessoas felizes. Nessa época em que todos são contagiados pela “magia natalina”, é uma ótima oportunidade para participar de um projeto social e se inspirar para um novo ano mais harmonioso e sustentável. Você pode reunir os amigos e familiares para fazer doações a entidades ou comunidades carentes ou procurar campanhas para contribuir.

Que tal experimentar ser Papai Noel e adotar um sonho? O tema do Papai Noel dos Correios 2013 são origamis – tirar sonhos do papel. É emocionante ver a quantidade de cartas recebidas e escritas com tanto carinho e capricho. Cada desenho lindo e colorido! Claro que há muitos pedidos de bicicleta, skate, tablet e brinquedos da moda… E crianças que pedem ajuda para um irmão ou primo.

Conheci o projeto em 2009, quando os Correios ainda deixavam você levar a cartinha adotada para fazer as compras e recebiam os presentes até quase a véspera do Natal. Agora estão mais organizados, escolas e instituições também participam – incentivando a redação das crianças -, as cartas não saem da agência depois que você se compromete a realizar aquele sonho e deve entregar o pacote dez dias antes. Cada estado tem seu cronograma, mas no geral estão aceitando apenas até o dia 13 de dezembro. Veja neste link as datas e as agências participantes na sua cidade. Há agências participantes (da lista do link) onde você pode ler e escolher cartas, mas algumas outras também recebem as encomendas do Papai Noel – mais seguro verificar o cronograma.

20131206-112302.jpg

Existem outras campanhas bacanas também. Há três anos, um casal de amigos criou o Projeto Nanicos, com a missão de fazer mais crianças sorrirem no Natal. Este ano adotaram 97 crianças de um orfanato de Carapicuíba e outras 20 de um abrigo da Prefeitura em Cidade de Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. Eles ganham conjuntos completos de roupas, brinquedos e guloseimas.

Se no ano inteiro o espírito natalino continuasse, saberíamos o verdadeiro significado da palavra fraternidade. Não é difícil tornar isso realidade. Muitos pais aproveitam o aniversário de seus filhos para fazer campanhas de doação, por exemplo. Espero que em 2014 mais pessoas possam contribuir para um mundo melhor!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s