Para relaxar

Depois de uma noite mal dormida, com dor de cabeça de sono, um banho bem cheiroso revitaliza a mamãe. A massagem circular no couro cabeludo e nas têmporas ajuda a relaxar. O perfume precisa ser suave para não piorar a situação nem causar estranhamento no bebê. Gestantes também têm mais sensibilidade a cheiro, então as dicas abaixo são também para elas.

Sabonete
20130911-004259.jpg
Sabonete vegetal em barra Harmonia, de lavanda, da Reserva Folio
: Conheci a Reserva Folio na feira de sustentabilidade no Ibirapuera. Gostei bastante do sabonete. O perfume não é marcante, mas minha intenção, como mãe, não era essa. Mesmo sendo de lavanda, não é colorido, não há corantes, então tem a cor de um sabonete natural de glicerina. Composto por 82% dos ingredientes de origem orgânica. Feito em Nova Friburgo/RJ. Leva o selo do IBD – Instituto Biodinâmico, que fiscaliza produtos orgânicos no Brasil de acordo com as normas internacionais. Vem em embalagem de papel reciclado.

Shampoo
20130911-004251.jpg
Shampoo orgânico de lavanda e verbena branca da Herbia: Com 100% dos ingredientes naturais, o que já se nota na textura do gérmen de trigo, tem tom amarelado e é encorpado, sem corantes. O aroma é bem suave, mas suficiente para deixar o banho bem relaxante. Não é testado em animais e tem o selo Cruelty Free. Tem certificação IBD de ingredientes naturais. Lava bem meu cabelo, misto (mais para oleoso). O fabricante recomenda usar três vezes por semana. Comprei pela internet, a entrega foi rápida para São Paulo.

20130911-004154.jpg
Shampoo de Camomila, Girassol e Nutrimel, da Payot
: Camomila é tonificante e tira o excesso de oleosidade. Combinada com girassol, não resseca o cabelo, caindo bem para vários tipos, apesar de indicado para fios finos e delicados. Fácil de encontrar em lojas de cosméticos e supermercados.

Óleo corporal
Na gravidez, o uso de óleos na barriga é bastante popular. Além de hidratar a pele, é uma forma de acariciar o bebê que está pra chegar. No pós-parto e na amamentação, a pele pode parecer ressecada, então vale a pena seguir massageando a pele úmida depois do banho.

Sem enxágue
20130911-004239.jpg
Rich Caring Oil, da Nivea: O óleo de abacate da Nívea tem um cheirinho bem suave e pode ser usado sem enxágue, pois não deixa uma textura oleosa na pele. O custo dele é relativamente menor do que muitas marcas. Minha avó Olga fazia máscaras de abacate no rosto e teve uma pele maravilhosa a vida toda – só para vocês entenderem as propriedades do abacate, pois este produto não deve ser usado na face. Não há ingredientes de origem animal nem corantes. Muito fácil de encontrar em farmácias e supermercados.

Com enxágue
20130911-004216.jpg
Sève, da Natura: Ganhei de Natal dos dindos da Dora um presente que é uma delícia para gestantes: um buffet de óleos. Os potinhos com perfumes diferentes eram bacanas para ter um leque de opções de acordo com a sensibilidade do dia, sem enjoar do cheiro. Eram da linha Sève, um clássico da Natura. Deve ser enxaguado depois da aplicação. Venda sob encomenda de revendedoras.

Compressas de chá de camomila
Chá gelado de camomila pode ser usado para limpar o rosto, tirar a vermelhidão, o excesso de oleosidade e tonificar. Para tirar os sinais de cansaço dos olhos, você pode fazer compressas geladas de camomila nas pálpebras com o próprio sachê do chá. Depois de fazer o chá, deixe esfriar o saquinho ou guarde-o na geladeira ou no congelador. Se possível, escolha um chá orgânico.

Máscara para dormir com recheio de ervas
20130911-004144.jpg
Para conseguir cochilar durante o dia ou depois que amanheceu, máscara. Melhor ainda recheada de ervas. Tanto camomila, que acalma, quanto lavanda, que combate a insônia, são excelentes opções. São fáceis de encontrar em feiras, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Numa viagem, perdi a minha de camomila da Natural Wonder, então agora uso uma de lavanda da Botica.

Para o final do dia
20130911-004225.jpg
Gel para pés e pernas cansadas Granado Pink: Com aroma refrescante de menta (até lembra chiclete), que abre as narinas, clareia a mente e melhora a circulação, relaxando as pernas. Bem geladinho. A Granado não testa seus produtos em animais e tem como princípio produzir cosméticos biodegradáveis, com base natural. À venda em farmácias e nas lojas da marca.

Saiba mais:
Sobre óleos essenciais e os benefícios da lavanda
10 formas de reaproveitar o sachê de chá

4 thoughts on “Para relaxar

  1. Eu tenho usado um óleo da Nívea que serve como sabonete, para ser utilizado no banho, da linha Natural oil (cor âmbar). Ele tem um perfume suave que não me causa enjôo, e a pele fica uma delícia. Para a fase posterior da gestação, já comprei um óleo corporal para bebês da Granado, mas ainda não decidi se irei utilizá-lo. Minha lógica foi: se é bom para bebês, deve ser bom para a mamãe! Mas não me convenci com o cheiro. Gostei da dica do Séve da Natura.

  2. Td de bem essas dicas! Não conhecia vários produtos q citaste. Tenho uma mascara de macela que fiz há algum tempo e tem me ajudado a relaxar! O banho além de uma massagem,qdo é possível, é a minha fonte de relaxamento. Enquanto o jerko está viajando, fico mais no esquema do teu outro post, o do banho sustentável hehe
    BJ! Marília
    P.s tenho usado o óleo de côco orgânico depois do banho e tenho gostado muito do resultado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s