Chás para mamães

DSC03951

Duas dicas de chás para mamães:

Anis estrelado
Por que tomar: Dica da minha amiga Sara, supermamãe do Davi e da recém-nascida Clara. Estimula a produção de leite materno e previne as cólicas do bebê (as propriedades são transmitidas através do leite materno). Veja este depoimento de outra mamãe que também aderiu ao chá.

Como faço: Fervo oito estrelas de anis em um litro d’água por cinco minutos e deixo até 15 minutos em infusão. Segundo a Sara, deve ser tomado quente e puro, quatro xícaras por dia (e fica mais gostoso ainda quente).

Onde encontrar: para quem mora em São Paulo, o melhor lugar são os armazéns da Zona Cerealista.

20130829-161557.jpg

Foto: BioÉ Orgânicos

Hortelã
Por que tomar: Dizem que inibe os gases, então é bom para o bebê que é amamentado (os benefícios se estendem através do leite materno), e para a mãe. As mudanças hormonais no período pós-parto são comparáveis à menopausa. Além do estresse das primeiras noites mal dormidas, há uma considerável diminuição de estrogênio – mesmo hormônio que deixa o cabelo das grávidas lindo e forte. Estimulando ou não a produção de estrogênio, esse chá não contém cafeína. Por essa razão e por ajudar na digestão, pode ser bom para gestantes. Recomendado na gestação também em função da retenção de líquidos, já que o hortelã é diurético e o chá ajuda no bom funcionamento dos rins. Atenção: este post sobre as propriedades do hortelã alerta para evitá-lo antes de dormir.

Como faço: Fervo um punhado de folhas de hortelã em um litro d’água e deixo em infusão por cinco minutos. Sirvo e consumo ainda quente, puro. (Muito mais gostoso com folhas frescas do que no saquinho!)

Onde encontrar: Em qualquer supermercado, em feiras (de preferência, orgânicas), mas você pode ter sempre em casa numa hortinha de temperos.

Para servir, nada mais belo do que uma xícara bem vintage da sua família ou garimpada em feirinhas de antiguidades. Na foto, uma banca da feira de San Telmo, de Buenos Aires. Num chá da tarde entre mamães (por que não?), separe algumas estrelinhas ou folhinhas para decorar o pires.

20130829-161610.jpg

Foto: Matraqueando

Saiba mais:
Sem cafeína na gestação
A queda de cabelo no pós-parto, segundo uma dermatologista
O estrogênio, segundo uma yogi e doula
A Feirinha de San Telmo, segundo uma viajante

Advertisements

2 thoughts on “Chás para mamães

  1. Oi, há horas eestou qquerendo comentar este post. Tomei mtos chás qo a Maíra nasceu e re comendo o Roybus! é delicioso, vem da africa do sul e te uma combinação maravilhosa cOM amédica e canela. Recomendo! é ótimo para amamentação.
    BJ, Marília
    P.s nao consigo colocar todos os aventos, ainda não sei usar ddireito este tablet!

    • Oi, Marília!
      Esses são mais específicos para ajudar na produção do leite e na queda dos cabelos.
      Mas o rooibos é delicioso mesmo! Sem dúvida, mais doce e saboroso do que esses. É o chá vermelho que comentei aqui: https://blogdamamaesustentavel.wordpress.com/2013/03/09/sem-cafeina-na-gestacao/
      Só tem que cuidar que ele pode vir combinado com outros ingredientes. Tenho um alemão que trouxemos de viagem que é misturado com cristais de leite condensado, por exemplo – mesmo que seja em quantidade mínima, estou reduzindo bastante a lactose em função do refluxo da Dora. Da linha The Gourmet Tea, que vendem no Brasil, há três combinações, se não me engano: uma mais caramelizada, tipo a versão alemã que conheço, outras duas mais leves para mamães.
      A Marina, uma amiga, também indica o chá orgânico pra mamães da Weleda e o de camomila.
      Bjos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s