Boneca para meninos e meninas

20130821-091100.jpg

Foto: Small Potatoes

Minha avó, mãe do meu pai, só teve filhos homens. No entanto, na casa dela, tinha boneca para os filhos brincarem. Ela defendia que assim eles aprenderiam a ser bons pais. E todos se tornaram excelentes pais!

Recentemente encontrei este artigo sobre como as bonecas ajudam na compreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor. Segundo as autoras – a mamãe Christie (do blog mamaot.com), a fonoaudióloga infantil Katie Yeh e a psicóloga Laura Hutchinson -, a dramatização com bonecos aos dois anos ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança. Muitas vezes podem experimentar primeiro no boneco e depois em si mesmo, aprendendo como se vestir, inclusive.

20130821-091110.jpg

Mamãe blogueira Arlee comemorou o Dia dos Pais ensinando os filhos a brincar de boneca – Foto: Small Potatoes

Podem exercitar usar as duas mãos e fazer coisas diferentes com cada mão ao mesmo tempo (segura o boneco e fecha um casaquinho, por exemplo). Ao brincar de alimentar o bebê, praticam segurar talheres e copos. Dar banho no boneco ajuda a vencer o medo do banho. E o brinquedo pode ajudar no desfralde – o boneco pode sentar no penico também.

Brincando com seu “espelho-boneco-bebê”, a criança pode desenvolver melhor a fala. Os pais podem ensinar, através do boneco, as partes do corpo, peças de roupa, posições, cores, conceitos de tamanhos, o uso de preposições (dentro, fora, embaixo, etc.), conjugar verbos, responder perguntas sobre “onde”, “o que” e “por que”.

Os pequenos podem tirar dúvidas sobre si através dos bonecos ou reproduzir uma cena que vivenciaram. O boneco também prepara a criança nos aspectos sócio-emocionais, no carinho pelos outros, na interação com outras pessoas (você pode escolher um boneco étnico ou de cor de pele diferente do seu filho; pode preparar a chegada de um irmãozinho ou outra criança da família). A criança pode trocar o papel com os pais e aprender a assumir o controle sobre a própria vida com segurança.

Existe uma campanha que está sendo bastante difundida nos blogs de mães para saber qual brinquedo é para meninos ou meninas. Se precisar usar a genitália para brincar, não é para criança. Portanto, todos os outros são para todos.

20130821-091209.jpg

Leia mais:
Os batatinhas da Arlee brincando de papais
O artigo original sobre como as bonecas ajudam na compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor
Quando meninas brincam com caminhões e meninos vestem tutu
Um artigo ótimo sobre a criança real e as apostas do sexo do bebê – o menino nasceu em julho
Na Alemanha e na Austrália, já existe a opção do registro do sexo indefinido em alguns documentos

One thought on “Boneca para meninos e meninas

  1. Ótimo post! Esse é um tema que merece mesmo atenção, vejo muitos pais que repreendem os filhos por brincarem de boneca, mas acredito que a maldade está nos olhos do adulto. Não existe brinquedo para menino e para menina e sim brinquedos para crianças. Você viu uma marca suéca que lançou um catálogo que tem foto de menino brincando de boneca e menina brincando de carrinho? Falei sobre isso no meu último post e acho que você vai se interessar, pois tem muito a ver com o que você falou por aqui.

    Parabéns pelo blog e pelo tema abordado🙂

    Beijos,
    Amanda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s