Pai moderno

Solteiros com filhos

Adam Scott encarando um paizão em Solteiros com Filhos (Friends with Kids, 2011)

Pai hoje é quase mais que mãe. É participativo mesmo no parto. Não fica restrito a buscar na escola e ditar as regras. É exemplo. Faz papinha, faz carinho, lava até fraldilnha de pano se precisar. Faz trança no cabelo da filha – me confessou esses dias um taxista orgulhoso de ser pai! Tem pai que não é biológico, mas tem coração de pai (ou de mãe).

Tem pai que é blogueiro. E são ótimos os blogs: Blog do Papai, Potencial Paterno (marido da Potencial Gestante), As Aventuras de um Pai Moderno.

Pai presente ajuda a família a crescer sustentável, unida, forte, com muito amor como base. E como ser presente quando o bebê depende fisicamente da mãe, na barriga ou nos primeiros meses de vida?

Na gravidez, acompanhar o pré-natal. Ir nas consultas, principalmente no auge da fase do esquecimento, quando a gestante é muito capaz de esquecer as dúvidas, que nunca são poucas. Se informar e estudar a chegada do bebê.

No trabalho de parto, se estiver junto, pode anotar sempre que vem uma contração. Na maternidade, fazer a internação. No parto, fazer massagem, ajudar na escolha das músicas, fotografar, entrar na banheira pra receber o bebê – depende muito do tipo de parto, às vezes só estar perto e quieto ajuda. No nascimento do filho só não pode abandonar a mãe, mas tem que ser o porta-voz da família. Assim que nasce, pode ajudar a dar banho, a trocar fralda, pegar no colo para arrotar, fazer dormir, levantar primeiro pra espiar se está tudo bem. Registrar o bebê no cartório.

O mais importante, em todas as fases e certamente na amamentação, é nutrir a nutriz. Como a mãe poderá dar de mamá se ela não estiver bem alimentada? Não basta ir ao supermercado, vale contribuir na preparação das refeições da semana e checar se a nova mamãe está se alimentando bem.

Muito obrigada e feliz dia dos pais!

One thought on “Pai moderno

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s