CineMaterna

20130726-075324.jpg

dois trocadores abaixo da tela

Lembram que disse que cada mamada nos primeiros meses da Dora é como uma sessão de cinema? Pois resolvi juntar as duas coisas e aproveitar o CineMaterna. Nada substitui a experiência de ir à sala de cinema. Nesse caso, tem uma vantagem adicional: você encontra outras mamães e pode trocar informações.

O projeto existe há cinco anos e contempla já 27 cidades brasileiras. Quase todas as sessões são seguidas de um bate-papo. As salas são preparadas para receber mães e pais com bebês de até 18 meses. Há dois trocadores montados e tapetinhos para os bebês maiores brincarem.

Nossa primeira experiência foi na sessão do Antes da Meia-Noite no Iguatemi, em São Paulo. Confesso que tenho vontade de assistir de novo, porque estava há quase uma década para ver este filme (Antes do Pôr-do-Sol é de 2004). O melhor é curtir a sessão sem grandes expectativas quanto ao filme. Eles são escolhidos com carinho e recebem o voto do público, isso não se discute. Entretanto, a experiência é diferente. O som é mais baixo, há luzes acesas (suaves), o ar condicionado é controlado. Mas a reação dos bebês nem sempre é controlável.

Selecionei uma música que o Stevie Wonder fez para a filha dele, Isn’t She Lovely, para o set list de ninar da Dora. Impossível, desisti. Tem um chorinho de bebê logo no começo que faz a Dora chorar.

Os bebês são solidários uns com os outros. Um choro puxa o outro e logo vira um coro – um coral de sapinhos (quem veraneou em praias gaúchas conhece bem), pois é aquele chorinho fininho e curtinho de bebezinho, nhé-nhé-nhéeee. Naquela primeira sessão foi assim, e ouvi relatos de sessões lotadas em outras cidades onde o chororô geral teve o mesmo som. Mas é um momento e, pra quem é mãe ou pai, é até divertido.

A Dora e sua amiga Ceci, no entanto, tiveram comportamento exemplar naquela sessão e não incomodaram em nada. Já na segunda experiência, esta semana, quando levei a Dora pra ver Renoir na Augusta, a sessão estava bem tranquila (sem sapinhos) – cinema de rua em dia frio, tem que ter coragem pra sair de casa. Dessa vez, a Dora estava mais comunicativa, pedindo pra arrotar no meio da mamada, fazendo barulhinhos, sujando muito a fralda e, nos créditos, dando gritinhos de felicidade. Eles curtem e vão se acostumando com o cinema. Ela fica hipnotizada com a luz da cabine de projeção, espia quem está no banco de trás…

cinematerna_luisaedora.jpg

Eu e Dora no CineMaterna
Foto: Simone Novato

Comentando do Renoir, como é gostoso se ver refletido na tela! Nesse filme, duplamente. Tem cena de sessão de cinema e também um bebê fofo que mama, chora e coloca a mão na boca, como os bebês da plateia.

No final dessas duas sessões teve bate papo. No Iguatemi, conhecemos a padaria orgânica PAO. Comi um bolo de amora, uma delícia! Diversão garantida para mamães.

Recomendo também para gestantes. No final da gestação, a Dora era muito sensível ao som do cinema e parecia que ia saltar pra fora da barriga com um barulho repentino. No CineMaterna isso não aconteceria.

Uma vez fui numa sessão das 14h de domingo num shopping ver uma comédia romântica. Atrás de mim estavam duas mães com bebês de colo. Não era CineMaterna, e acho bem legal isso ser possível. Os bebês, sempre mamando ou dormindo. Elas, falando sem parar. Isso, sim, é muito chato.

Reproduzo aqui as regras de boas maneiras do CineMaterna (para uma convivência sustentável) nas sessões para mães, pais e bebês:
– Guarde o carrinho no estacionamento apropriado;
– Desligue o celular;
– Evite falar;
– Brinquedos sem luz e sem som;
– Fotos somente sem flash durante a sessão;
– Se o bebê se agitar e não quiser mamar, mamãe sai pra passear com ele e volta quando se acalmar.

Saiba mais:
A nossa foto foi uma cortesia do CineMaterna, clicada pela Simone Novato
Assista à vinheta do CineMaterna
Confira a programação na sua cidade
Acompanhe as fases do bebê no CineMaterna

2 thoughts on “CineMaterna

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s