Apps para amamentação

20130619-122545.jpg

Amamentar é um momento mágico. O bebê já nasce sabendo sugar, não tem muito mistério. Nos primeiros meses de vida, principalmente, é essencial seguir a livre demanda: sempre que o bebê pedir, mama.

O que eu não sabia antes da minha filha nascer é que ela seria quase um reloginho, e nesses primeiros meses eu me sentiria trabalhando o dobro de um projecionista de cinema. São oito a dez sessões por dia de longas mamadas. Algumas são de épicos, podem levar horas, ter intervalo, bem lentas. Outras do tamanho de um documentário para cinema, mais enxutas.

Com uma pequena variação de tempo, a maioria é de longa-metragem. As sessões são em média a cada três horas – do horário inicial, como no cinema. O intervalo entre elas é variável e, nessa época, curto.

Para entender o ritmo do bebê e cuidar para que as mamadas não fossem também tão espaçadas, eu, que adoro um caderno, comecei a anotar. Adoro mesmo um bloquinho, um caderninho… Quem não lembra da música O Caderno, do Toquinho, cantada por Chico Buarque (por sinal, aniversariante do dia de hoje) naquele álbum Casa de Brinquedos?

Uma amiga (quem confeccionou com tanto carinho a almofada linda que aparece na foto) me incentivou a substituir meu caderno por um app. Pra quê gastar papel e caneta se o celular é mais fácil de carregar com você onde quer que vá? E não derruba árvores.

20130619-122712.jpg

Na mesma tela, vemos o histórico do dia ou das últimas 24h

Estou usando um aplicativo gratuito, o Nursing Log. (Prometo que o caderno já aberto não será esquecido num canto qualquer, terá outras anotações!) Nele, aparece tudo o que você pode querer consultar na mesma tela: histórico (do dia, das últimas 24h ou geral), um cronômetro para as duas mamas, horário inicial e final, distância da ultima mamada, número de mamadas e tempo médio. A desvantagem é o tamanho dos botões. Há um botão de pausa, então é possível ter noção do tempo despendido. Caso mude de idéia, aperte errado ou precise por qualquer motivo voltar à mama inicial, o programa entenderá como o início de uma nova mamada.

Em português, existe o aplicativo do site Aleitamento.com, que traz além de cronômetro e dicas de amamentação, um mapa para localizar bancos de leite (mas em São Paulo, por exemplo, indica apenas um endereço quando são vários).

20130619-122729.jpg

Diferente do app que uso, há um cronometro para cada peito que podem funcionar simultaneamente – em caso de amamentação simultânea de gêmeos, por exemplo. É preciso salvar.

Existe também um aplicativo para amamentação da Pais & Filhos, com uma tela para cada mama:

20130619-122743.jpg

Cronômetro não invalida a livre demanda, como diz um dos textos do guia prático do aplicativo Aleitamento. Ele é um suporte para entender as necessidades e o comportamento do bebê. Como também ajuda a mãe a lembrar em qual seio amamentou da última vez ou há quanto tempo parou de amamentar – se já segurou o bebê tempo suficiente e pode colocá-lo para dormir, inclusive. Observando o cronograma, notei, por exemplo, que minha filha “almoça” (às vezes tem direito a “sobremesa” – mais um pouquinho de puro leite materno na mama, claro) e faz “sesta” todos os dias, não necessariamente no mesmo horário nem com a mesma duração.

Saiba mais
Não existe uma regra nem tempo determinado para a amamentação, cada bebê tem ritmos e necessidades próprios. Para aliviar a ansiedade das mamães de primeira viagem e entender que tudo flui naturalmente (e que a tendência é melhorar e ficar mais prático), este texto conta um pouco sobre amamentação nos primeiros dias e meses num cronograma. Só não fique apegada, pois não é um modelo, mais um exemplo.
Sobre livre demanda
Textos da Cientista que Virou Mãe sobre amamentação
Quem não se lembra desse comercial com a canção do Chico e do Toquinho?

Advertisements

8 thoughts on “Apps para amamentação

    • Aqui falo de 3: Nursing Log, que usei; Aleitamento; e Amamentação – se você digitar amamentacao na loja, aparecem esses dois últimos e vários outros mais novos, que não cheguei a testar. Depois nos conta qual usou!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s