A chegada da Cecília

CD de lembrança
Hoje aprendi que o melhor parto é o parto possível, mas que é possível o melhor parto. Esta semana chegou a Ceci,  filha dos meus amigos Cláudia e Cayube. A Ceci nasceu de parto normal (com anestesia) numa sala LDR (labor delivery room), preparada para partos humanizados, no ProMatre, em São Paulo.

Vejo que todas as mamães que experimentam o parto natural se tornam ativistas pela causa, porque deve ser um momento lindo. Por outro lado, é tão bom saber que ainda é possível não ser radical (cesárea ou natural) e ter um ótimo resultado. A maioria dos relatos que havia escutado até então eram de defensoras da cesárea ou de parto natural ou, ainda e na maioria, de mães que queriam ter o parto normal, mas por uma razão ou outra tiveram cesárea e não recomendam.

Como diz minha médica, a melhor preparação para o parto vem antes do trabalho de parto. Por isso sou fã de pilates, yoga para gestantes, antiginástica. Nada melhor do que se mexer bastante e se informar. Mal comecei a ler e não posso deixar de recomendar um livro indicado pela Lis, instrutora de antiginástica da Nasce Mother Care, em Porto Alegre: “Quando o Corpo Consente”, escrito por uma mãe (Thérèse Bertherart, criadora do método antiginástica), sua filha gestante e uma parteira – está esgotado, mas foi disponibilizado em PDF neste link. O método de Thérèse mexe com músculos que nem imaginamos que existem, fazendo movimentar queixo, joelho e até dedinhos dos pés, vale experimentar. Também estou curiosa para ler “Parto com Amor”, indicado pelos pais da Ceci, que inclui relatos sobre diferentes experiências de parto.

A chegada da Ceci foi em grande estilo. Sua lembrancinha de visita à maternidade (vejam a foto) foi muito original e inspiradora: “a trilha sonora do dia em que a Cecília transformou o mundo em um lugar melhor”, com uma seleção maravilhosa de 20 músicas de vários artistas como Gil, Caetano, Chico, Arnaldo Antunes, Mônica Salmaso, Bobby McFerrin. Seja muito bem-vinda, Cecília!

Advertisements

One thought on “A chegada da Cecília

  1. Que legal, é muito bom saber que aos poucos as pessoas estão se conscientizando para ter um parto normal. Aqui na Croácia é muito comum e só em último caso vira cesárea.
    Adorei as dicas, vou dar uma olhada com calma.
    Beijo,
    Marília
    P.S Muito boa a ideia da lembrancinha!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s