Desafio: três vezes ao dia

Image

Há um desafio internacional lançado pelo fabricante norte-americano Cotton Babies (criador das marcas bumGenius, Flip Diapering System e Econobum): usar pelo menos três fraldas de pano por dia. Afinal, temos que fazer o possível e começar experimentando. Change 3 Things é uma campanha parecida com a do Paul, da Stella e da Mary McCartney, Meat Free Mondays, que incentiva a alimentação vegetariana às segundas-feiras.

Não podemos ignorar o fato de que muitas creches podem não permitir ou colaborar no uso das fraldas de pano. No período em que a criança está em casa, no entanto, esse controle é mais fácil, basta tentar. O objetivo da campanha é atingir 100 mil pais comprometidos a usar três fraldas de pano por dia, para: uma economia em milhões de dólares,  evitar cerca de 13 a 23 milhões de quilos ou aproximadamente 100 milhões de fraldas descartáveis no lixo, aumentar a consciência sobre o impacto ambiental e sobre os benefícios das fraldas de pano.

Recomendo um artigo que incentiva o uso de fraldas de pano já em bebês recém nascidos. Nos primeiros dias de vida, no entanto, ainda no hospital, vale conferir com a maternidade escolhida qual é o procedimento quanto à troca de fraldas. Em São Paulo, algumas maternidades dão de presente aos pais fraldas descartáveis e kits de higiene, mas não permitem que levem suas fraldas de preferência de casa. Outras vendem esses produtos, mas aceitam que os pais levem seu kit, desde que as fraldas estejam ainda lacradas em suas embalagens originais – ou seja, parece mais complicado negociar o uso de fraldas de pano. Nesse caso, vale tentar levar caixinhas de fraldas tamanho recém-nascido da marca Wiona, biodegradáveis. Para sua sorte, há desconto de até 50% para fraldinhas RN em algumas lojas, como a Baby Mills.

Para apoio, dúvidas, trocas de informações e até trocas de produtos usados, há grupos de discussão sobre fraldas de pano no Brasil: no Orkut, no Yahoo, no Facebook (essas três primeiras, independentes de qualquer fabricante), e a comunidade dos Bebês Ecológicos, também no Facebook.

One thought on “Desafio: três vezes ao dia

  1. Gostei do desafio e tô pensando seriamente em aderir com a chegada do baby. Como te falei antes, como o bebê nascerá no verão, não será problema. Creio que no inverno complicará por ser mais difícil de secarem as fraldas. Até lá, veremos!
    Mto legal o post!
    Bj,
    MArília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s